10 carros criativos na história da indústria

No Dia da Criatividade, alguns modelos fizeram muito sucesso graças ao lampejo de seus criadores.

Dia da Criatividade é 17 de novembro e basta observar as ruas para ver uma série de automóveis para lá de criativos, seja pelo design, pelas sacadas tecnológicas ou por alguma solução mecânica bacana. Listamos aqui 10 exemplos de carros criativos que até hoje rodam por aí.

Volvo PV 544

A série PV da Volvo foi lançada em 1944 e foi apelidada como o “Fusca Sueco”. Visto de perfil, o carro realmente guarda semelhança com o “besouro” da Volkswagen da coluna A para trás. O PV 544, de 1959, introduziu o cinto de segurança de três pontos, inventado pelo engenheiro Nils Bohlin.

Foto_02_Twingo 10 carros criativos na história da indústria

Renault Twingo

Até hoje os projetistas do Renault Twingo são indagados de onde tiraram tanta criatividade para oferecer tamanho espaço interno em um modelo compacto. O time comandado pelo designer Patrick Le Quément alcançou um compromisso impressionante de conforto no Twingo, considerado um carro revolucionário na década de 1990.

Foto_03_Porsche 10 carros criativos na história da indústria

Porsche 911

Não tem como: falou em Porsche, pensou em 911, um dos modelos mais lendários da fabricante alemã. Lançado em 1964, o esportivo abusou da criatividade com motor e tração traseiros, projeto cuja viabilidade contrariou boa parte dos engenheiros da marca. Com o tempo, tiveram de se dobrar ao sucesso do 911, que também fez história nas pistas de corrida.

Foto_04_Jeep 10 carros criativos na história da indústria

Jeep Willys

O ancestral dos SUVs surgiu durante a Segunda Guerra e priorizava a robustez e a manutenção fácil para circular nas regiões próximas dos campos de batalha. O veículo se saiu tão bem em sua missão que começou a ser produzido em escala para o público. Até hoje seu DNA está impregnado em vários utilitários esportivos da Jeep.

Foto_05_Kombi 10 carros criativos na história da indústria

Volkswagen Kombi

A “velha senhora” deixou saudade. Criada nos anos 1950, ela foi aposentada no Brasil no início de 2014, por conta da obrigatoriedade de todos os carros terem airbag e freios com ABS. De tão anacrônico, o projeto dela não tinha condições de receber esses itens de segurança. Mas a capacidade de levar passageiros e carga fazem da Kombi um dos utilitários mais utilizados até hoje.

Foto_06_Mercedes 10 carros criativos na história da indústria

Mercedes 300SL Gullwing

Não dá para negar: o Mercedes 300SL Gullwing é um dos automóveis mais criativos da história. Basta olhar a maneira como as portas são abertas. Elas se erguem como um pássaro batendo asas, por isso, o sobrenome que significa asa de gaivota, apelido que virou sinônimo deste modelo da Mercedes, lançado em 1954.

Foto_07_Ka 10 carros criativos na história da indústria

Ford Ka

Quem vê o Ford Ka hoje, com visual moderno, há de se lembrar de sua primeira geração, lançada em 1996. Com a proposta de ser um subcompacto, ele tinha um design fora dos padrões, em que a aparente falta de simetria das suas linhas dava o tom da carroceria. Embora estranho, o Ka deu certo e, atualmente – totalmente repaginado –, é o segundo modelo mais vendido do Brasil.

Foto_08_Citroen 10 carros criativos na história da indústria

Citroën 2CV

No fim dos anos 1940, a Citroën decidiu produzir um automóvel pequeno e de baixo custo. Os primeiros protótipos do 2CV foram chamados pejorativamente de “guarda-chuva sobre quatro rodas”, mas, com o tempo, até os detratores se renderam ao Citroën mais famoso e simpático de todos os tempos.

Foto_09_Mini 10 carros criativos na história da indústria

Mini Cooper

A Mini pertence ao Grupo BMW, mas o conhecido Mini Cooper – “o carro do Mr. Bean” – surgiu pelas mãos da British Motor Corporation. A tração dianteira e o motor na posição transversal possibilitaram a construção de uma carroceria mais compacta e sem tanto prejuízo ao espaço interno. Em 1999, o Mini foi eleito o segundo carro mais influente do século 20, atrás somente do Ford T.

Foto_10_Fiat 10 carros criativos na história da indústria

Fiat 500

Considerado o carro mais amado da Itália, o Fiat Cinquecento, também conhecido como Topolino, foi fabricado entre 1957 e 1975. Nos anos 2000, voltou à cena com design ainda mais criativo e charmoso. Ganhou requinte e esportividade, mas manteve a identidade de ser um automóvel adequado para duas pessoas. O banco traseiro é praticamente um item figurativo.

Fotos

Créditos – Divulgação

Fonte: https://revista.autoline.com.br/10-carros-criativos-na-historia-da-industria/