Calibragem De Pneus Errada Aumenta Consumo De Combustível

Calibragem de pneus correta

A calibragem dos pneus, se estiver errada, pode fazer o seu carro se tornar um grande “beberrão de combustível”. Poucas pessoas fazem a ligação do consumo alto com a situação dos pneus. Também são poucos os mecânicos que dão esta dica para seus clientes. A calibragem incorreta dos pneus afeta diretamente o consumo de combustível pois está relacionada ao arrasto produzido pelos pneus. Ou seja, quando o pneus estão com menos pressão que o recomendado é como se o carro andasse travado. Além disso, a calibragem incorreta, tanto para mais como para menos, provoca um desgaste irregular nos pneus. Veja a figura a seguir.

Calibragem de pneus

Os pneus que sofrem este desgaste irregular, além de aumentar o consumo de combustível, afetam a dirigibilidade. A direção fica mais pesada, perde-se capacidade de frenagem, desgasta prematuramente rolamentos, amortecedores, borrachas e articulações da suspensão. Também é importante saber que os pneus podem perder 1 psi a cada 30 dias naturalmente… e ainda mais em climas frios.

Em cidades onde as temperaturas oscilam muito durante o dia a pressão dos pneus pode variar por esta influência. Já que o ar frio é mais denso, a pressão cai cerca de 1 psi para cada 5ºC. Por exemplo: um pneu calibrado com 30 psi a 21ºC, pode diminuir para 26 psi caso a temperatura ambiente caia para 0ºC.

Quanto mais largo o pneu, maior o arrasto e maior o consumo de combustível. Algumas pessoas defendem que utilizar um pneu mais largo dá mais estabilidade nas curvas. E é verdade! Mas esta seria a única vantagem se não fosse perigoso entrar em alta velocidade nas curvas.
Então, a dica é simples: verifique semanalmente a calibragem e, a cada 10.000 km, verifique o estado geral dos pneus, balanceamento e geometria (alinhamento). É uma questão de economia e, principalmente, segurança.

QUAL É A CALIBRAGEM CORRETA?

Para saber qual a calibragem correta para dos pneus do seu carro, consulte o manual do proprietário.
Se os pneus do seu carro não têm as medidas originais, você deverá consultar o revendedor dos pneus para saber qual a calibragem ideal.
A calibragem ideal dos pneus pode variar conforme o modo de uso do veículo (carga ou passeio) e a temperatura tanto do ambiente quanto da pista.

Fonte:
https://motorsa.com.br/calibragem-de-pneus/

Deixe uma resposta