Carros e tecnologia: principais novidades do mundo automotivo na CES 2019

A feira de eletrônicos foi marcada pela apresentação de diversos novos sistemas de interação entre carros e protótipos que vão desde carros voadores até veículos de resgate

Maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES) é também um grande showroom para novidades do mundo automotivo. Você não ver pelos corredores da feira novos lançamentos de modelos, ou mesmo superesportivos, mas pode se inteirar das novidades do mercado de autônomos, ou mesmo novos protótipos de carros voadores e sistemas de integração entre carros e atividades do cotidiano, como compras em mercados.

Veja abaixo os destaques da CES para o mundo automotivo.

Harley-Davidson Livewire

Não só de carros elétricos vive o mundo. As motos movidas a eletricidade também estão chegando, a e marca mais famosa das duas rodas já anunciou seu primeiro modelo do tipo. Se trata da Livewire, que vem no estilo naked, e é capaz de percorrer 177 km. Ela já está disponível para pré venda por US$ 30 mil.

BMW e a motocicleta autônoma

Ainda no mundo das duas rodas, a BMW apresentou seu protótipo de moto autônoma. Diferente dos carros, ela precisará de um humano sobre ela, porém será equipada com sistemas de assistência de direção, sensores, câmeras e comunicação com outros veículos para realizar manobras de maneira mais suave e segura

Toyota Guardian

A montadora japonesa irá começar a oferecer seu sistema de direção semi autônoma de nome Guardian. Previsto para ser lançado em 2020, ele pretende “ampliar a habilidade humana, ao invés de substituí-la”.

Comunicação entre veículos da Ford

Logo da Ford – GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos

A empresa americana anunciou na CES que a partir de 2022, seus carros virão equipados com sistema que permite dois veículos se comunicarem entre si para evitar colisões. Ele está sendo desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia e chips, a Qualcomm.

Honda Dream Drive

Na CES 2019, a Honda apresentou protótipo de uma plataforma que permitirá aos usuários realizarem compras dentro do carro como gasolina, tickets de estacionamento, ingressos ou refeições. A ideia é que ele esteja nos celulares dos usuários e interaja com o sistema do veículo.

Hyundai Elevate

Os sul-coreanos passaram longe dos carros, e apresentaram protótipo que se assemelha a um robô e que seria feito para transitar por terrenos irregulares. Segundo a montadora, o objetivo é ampliar opções de mobilidade. Com o objetivo de ajudar em atendimentos de primeiros socorros, ele consegue escalar muros de até um metro e meio.

Bell Nexus

A Bell é uma das fabricantes parceiras da Uber no desenvolvimento de carros voadores, e na feira apresentou o Nexus, um protótipo que a empresa pretende colocar no mercado por volta de 2020.

Fonte:
https://www.istoedinheiro.com.br/carros-e-tecnologia-principais-novidades-do-mundo-automotivo-na-ces-2019/