DEVO ENFRENTAR LOMBADAS E VALETAS COM DUAS RODAS OU COM O CARRO NA DIAGONAL?

Na tentativa de não raspar a parte inferior da carroceria, você pode causar danos estruturais…

Há motoristas que fazem malabarismos ao passar por lombadas ou valetas, esticando o carro na diagonal da via para evitar que a parte inferior raspe – ou até mesmo para que a suspensão não oscile tanto.

Mas a prática é ruim para a estrutura do veículo. Segundo Alberto Trivelato, da oficina Suspentécnica, o ideal é sempre manter o carro alinhado nessas situações. “Você deve passar nas lombadas e valetas de frente, com as duas rodas do mesmo eixo enfrentando o obstáculo simultaneamente. Caso não estejam no padrão regulamentado por lei, você deverá passar da forma que menos danifique seu carro”, esclarece Alberto, reforçando que a prática não deve ser frequente.

Os danos causados por não passar de frente nas lombadas até afetam a suspensão, mas os maiores riscos são estruturais. “Existem vários aspectos negativos de se passar de lado nas lombadas e valetas como, por exemplo, a excessiva torção do monobloco ou carroceria do carro”, esclarece Alberto.

chassisuzuki DEVO ENFRENTAR LOMBADAS E VALETAS COM DUAS RODAS OU COM O CARRO NA DIAGONAL?

O TRADICIONAL CHASSI OFERECE MAIOR RESISTÊNCIA À TORÇÃO, POIS A CARROCERIA NÃO TEM PAPEL ESTRUTURAL NESTES CASOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Com o tempo, essas torções provocam folgas, que se manifestam na forma de ruído nas partes plásticas e, em casos severos, trincas no monobloco.

Todas as lombadas, valetas e “quebra-molas” precisam atender às normas da legislação federal, então se você sabe de alguma que esteja fora do padrão e possa danificar seu carro, entre em contato com o órgão fiscalizador de trânsito da sua cidade e faça a denúncia.

Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/Oficina/noticia/2015/11/e-errado-passar-em-lombadas-com-rodas-viradas.html