Dica: Espelho Retrovisor e Os Pontos Cegos…

Espelho Retrovisor - 01

O espelho retrovisor é um dos mais importantes itens de segurança e os veículos novos vendidos no país, já vêm equipados com três deles há muito tempo: um interno e dois externos. Mas para que possamos realmente aproveitar a segurança que este equipamento oferece, precisamos saber como utilizá-los corretamente e saber para quê foram projetados.
O espelho interno central serve para enxergarmos diretamente o tráfego atrás do seu veículo, enquanto que os espelhos laterais estão ali para nos ajudar enxergar o tráfego das pistas laterais. E são nos espelhos laterais que estão o maior erro de utilização.
A grande maioria dos motoristas posiciona os espelhos laterais de modo que possam enxergar a lateral do veículo voltando-o para o tráfego atrás do carro. Mas esta já é a função do retrovisor central.
Regular os retrovisores externos à posição de 90º raramente acontece e, por incrível que pareça, isto é causador de muitos acidentes pois aumenta consideravelmente os pontos cegos do motorista.


A Posição Ideal do Espelho Retrovisor

Espelho Retrovisor - Pontos Cegos

Existem pelo menos mais 5 bons motivos para manter os espelhos à 90º:
– Você não precisará olhar sobre seus ombros (embora não seja uma má idéia);
– Você dará apenas uma rápida olhada no espelho retrovisor para ver o ponto cego (sem ter que olhar sobre os ombros e perder alguns segundos da visão à sua frente);
– Ao olhar pelo espelho você manterá a atenção no que está à sua frente;
– Você terá uma visão de 360º do veículo, incluindo os pontos cegos dos espelhos.
– À noite, os faróis de quem vem atrás de você não refletirão em todos os espelhos ao mesmo tempo.


Vale lembrar que muitos espelhos retrovisores são levemente convexos (curvados) e aumentam a visão perimetral. Porém, estes tipos de espelhos alteram a percepção de distância, fazendo com que objetos e outros carros pareçam estar mais longe do que realmente estão.
Além de mais segurança, manter a posição dos espelhos a 90º oferece mais comodidade. Pode demorar um pouco para acostumar-se com a nova posição dos espelhos mas, em nome da segurança, persista um pouco. Eu mesmo mudei e precisei persistir por um ou dois dias para notar a diferença. Atesto que vale a pena.