Não só aperte a roda. Cuide dos parafusos do pneu!!!

Eles parecem invisíveis aos olhos do dono do veículo. Mas, como outras peças, merece cuidados especiais

Não importa se o pneu é de um caminhão ou carro de passeio. Os parafusos ou porcas devem receber do proprietário cuidados especiais. Trata-se de um acessório como qualquer outro. Se não ocorrer a manutenção, você poderá ter dificuldades na hora da troca Fotos: Alex Costa, Neysla Rocha e Kid Júnior

Como toda peça no carro, as porcas ou parafusos que ficam no pneu merecem cuidados especiais. Atenção redobrada em todos os sentidos. Na hora de trocar o pneu toda cautela é boa. Parafusos frouxos em sistemas de segurança do veículo e principalmente nas rodas são uma falha grave, visto que pode ocasionar acidentes.

Aparência dos parafusos

Além do aperto não custa nada verificar se as porcas e os parafusos estão apresentando algum problema tais como ferrugem em alto grau ou se está apresentando rachaduras mesmo sendo de aço.

O chefe de mecânica da Ceará Autos, Patrício Guimarães, garante que porcas e parafusos das rodas dos automóveis não possuem validade. São feitas pelas fábricas para durar para sempre. Porém, nada impede que o proprietário do automóvel tome alguns cuidados básicos com as ferramentas.

Segundo o especialista automotivo, para evitar ferrugem ou rachaduras, é recomendável na hora da lavagem lubrificar levemente as porcas ou parafusos com lubrificante. O líquido pode ser encontrado em toda loja de acessórios para carro e possui um preço acessível. “Há vários fatores que podem contribuir para corrosão. Cito a maresia da nossa cidade, por se tratar de uma região próxima ao mar e porque não falar da urina dos cães. Por se tratar de um ácido, a urina do cão pode causar a deterioração do bico dos parafusos”, relata.

Outra recomendação que Patrício Guimarães faz é que na hora de colocar aros de liga leve prestar bem atenção quais os parafusos e porcas colocar no pneu. “É importante o proprietário do carro verificar se os acessórios estão sendo colocados da maneira correta. Se o serviço for feito erroneamente, motorista pode ter prejuízos tanto no veículo como pode sofre acidentes”.

O borracheiro Luís Magno Meneses, 35, já passou por dificuldades para trocar um pneu de um carro recentemente. Conforme o borracheiro, uma das porcas se encontrava tão enferrujada que foi necessário colocar outro parafuso no local provisoriamente até o motorista chegar em casa e trocá-lo por outro. “Tive um trabalho para retirar todas as quatro porcas. A última quase não saiu. Estava oxidada e pregou no aro. Tive que cerrar”, conta o Luís Magno.

Cuidado no aperto

Não importa aonde você estiver. Na hora que encontrar-se fazendo a troca dos pneus é essencial que os parafusos se mantenham apertados porque, se afrouxarem, eles podem causar problemas em outros componentes, forçando eixos, engrenagens e rolamentos. No entanto, cuidado na hora de apertar. Jamais force o aperto do parafuso e no momento de fazer o aperto, faça conforme as instruções do manual do proprietário do carro, que indica a maneira mais adequada e segura de fazer esse serviço. Uma boa dica é segurar a roda enquanto os parafusos são apertados.

Segundo especialistas automotivos, nas linhas de montagem de carros, os operários não apertam parafusos livremente. Eles usam chaves com torque regulável, que podem ser tanto manuais como elétricas ou pneumáticas. Essas chaves possuem uma catraca que, assim que o aperto desejado é atingido, faz com que girem em falso, evitando um aperto excessivo, que pode danificar a rosca dos parafusos e porcas ou até mesmo as peças que estão sendo montadas.

Para sua segurança, o aperto dos parafusos ou porcas deve ser em forma de cruz ou em sequência de estrela. Além disso é imprescindível fazer uma verificação alguns quilômetros depois o aperto a fim de observar se não ocorreu algum afrouxamento.

Manutenção

Se o amigo leitor tiver dúvidas na hora que for fazer a revisão nas porcas ou parafusos procure um centro automotivo de sua confiança. Peça para os mecânicos verificarem todos os itens e nunca esqueça quando puder de fazer a limpeza dos mesmos para evitar oxidação. Esteja sempre com os acessórios de troca de pneus dentro do porta-mala. São eles: o triângulo de sinalização, chave de roda e um macaco para suspender o carro.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/projetos/auto/nao-so-aperte-a-roda-cuide-dos-parafusos-do-pneu-1.640376