O que é CRV e CRLV do veiculo? Tem diferença?

Durante as aulas de legislação e durante o tempo em que você já tiver sua carteira de motorista, você irá lidar com dois documentos com uma certa frequência: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículos (CRV). De cara, já é importante dizer que estes dois documentos são diferentes e entender essa diferença é importante para compreender melhor a legislação e burocracia brasileira do trânsito.

O que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV)?

É também conhecimento como licenciamento. Como documento, concede o direito de tráfego ao veículo, legalizando sua circulação. A liberação deste documento é feita após a quitação das taxas e valores referentes a impostos e tributos estaduais, como o IPVA, o seguro obrigatório, a taxa de renovação de licenciamento (para emissão do CRLV) e multas, caso tenha alguma pendente. Este documento só pode ser pago a vista em bancos conveniados com o DETRAN de seu estado, através de guia emitida para tal fim. Após a quitação dos valores, o documento é enviado diretamente para sua residência.

Documentos obrigatórios do veículo

Tanto o CRV quanto o CRLV são documentos essenciais para você manter seu veículo legalizado. (Foto: gruposalome.wordpress.com)

O que é o Certificado de Registro de Veículos (CRV)?

O CRV é emitido no ato do primeiro emplacamento de seu veículo. Todas as características do veículo estão registradas no CRV e quaisquer mudanças de características como cor, molas convencionas por esportivas, entre outras, devem ser comunicadas ao DETRAN para alterações no CRV. Para vender o veículo, a apresentação deste documento é obrigatória. A segunda via do documento deve ser solicitada imediatamente para deixar o seu veículo legalizado. É o documento também utilizado para passar a propriedade de um veículo para outra pessoa.

Posso dirigir sem estes documentos?

Não. Além de multa, você corre o risco de ter seus documentos de ter seu carro e seus documentos apreendidos. Portanto, vale a pena dar uma checada sempe nos seus documentos e verificar tanto a validade quanto a legalidade destes.

Vocês já tiveram problemas por causa destes documentos? Compartilhem sua experiência conosco no espaço de comentários abaixo!Marcadores: Diferenças entre CRV e CRLVO que é CRLV?O que é CRV?Tem diferença entre CRV e CRLV?

fonte: https://www.carrodegaragem.com/que-crv-crlv-veiculo-tem-diferenca/24102017/