Radar inteligente lê placa do carro e avisa irregularidade automaticamente…

O Detran do Rio de Janeiro estreou nesta semana em suas operações o radar “inteligente”, que lê as placas e automaticamente informa qualquer irregularidade com o veículo. O equipamento usa a mesma tecnologia de câmeras fixas usadas em rodovias, só que, por ser portátil, pode ser levada para diferentes ações e blitzes em todo o território fluminense.

As câmeras Optical Carachter Recognition (OCR, Reconhecimento Óptico de Caracteres) registram a placa do veículo e comparam com o banco de dados de mais de 7 milhões de carros. No sistema, é verificado quaisquer pendências em relação ao licenciamento do veículo ou CNH do motorista. Também detectam se o automóvel tem registro de roubo ou furto.

O órgão estreou o equipamento no primeiro dia de operação Detran Seguro e as blitzes ocorrerão diariamente. Segundo o departamento de trânsito do Rio de Janeiro, foram mais de 1,6 mil veículos verificados. Dentre esses, 144 foram abordados e 17 acabaram removidos porque não conseguiram sanar os problemas encontrados.

Juntamente com o uso das OCRs, os agentes do Detran-RJ que participam das ações de fiscalização são monitorados por câmeras ligadas online a uma central de monitoramento. Segundo o órgão, a medida é preventiva e visa a dar garantia à população e transparência “sobre a lisura das operações”.

“As câmeras são muito importantes durante as operações de fiscalização porque dão ainda mais transparência às ações. Conseguiremos analisar as blitzes em tempo real, com mais segurança à população e aos nossos agentes”, explica o vice-presidente do Detran, Marcelo Bertolucci.

Fonte:
https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2019/04/10/radar-inteligente-le-placa-do-carro-e-avisa-irregularidade-automaticamente.htm