CARRO ENGASGANDO: CONFIRA AS CAUSAS E SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA

CARRO ENGASGANDO: CONFIRA AS CAUSAS E SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA

você está aqui:
< voltar

De repente, o carro dá aquela famosa rateada. Começa a engasgar, perde a força e fica difícil até de fazer ultrapassagens. Se você já passou por isso, sabe como é o susto, mas este problema pode ser muito mais simples do que se pensa. Confira abaixo as 5 principais causas e soluções para o motor do carro engasgando:

1 – Combustível adulterado: cuidado

A má qualidade dos combustíveis é uma das principais causas de carro engasgando. Isso ocorre porque os solventes usados na adulteração provocam desde bolhas de gases até entupimento das mangueiras. Além disso, são péssimos para combustão e as velas não conseguem queimá-los.

Previna-se escolhendo postos que tenham qualidade e fuja das ofertas surreais. Lembre-se de que você tem direito a pedir o teste do combustível na hora, na sua frente, quando for abastecer o carro.

Identificado o uso de combustível ruim, existem no mercado diversos aditivos limpadores que só precisam ser colocados diretamente no tanque. Eles agem dissolvendo as partículas que provocam entupimento, levando-as direto para o escapamento e prevenindo o tão temido carro engasgando. Feito isso, está tudo resolvido.

2 – Velas de ignição têm validade

Carro falhando também pode ser problema nas velas de ignição. As velas tem vida útil relativamente curta e, quando estão usadas, não são mais capazes de produzir a centelha. Desta forma, a ignição acontece de forma incompleta e deixará o carro engasgando.

Geralmente, esse problema não acende luzinhas no painel. O ideal é ler o manual do carro para saber o tempo recomendado para substituição da vela. E não economize: se for preciso trocar uma, substitua todas.  Além de ganhar desempenho no veículo, você fica com algumas unidades de reserva para alguma emergência e evita que o carro fique falhando.

3 – Cabos de vela também deixam o carro engasgando

Velas trocadas, gasolina boa e, mesmo assim, você continua com o carro falhando. Esse é o sintoma mais comum do desgaste dos cabos de vela. Eles levam energia gerada pela bateria até as velas e se um ou mais cabos estão velhos, desgastados ou simplesmente mal encaixados, fatalmente vamos ter o carro engasgando, seja numa subida ou até mesmo numa reta suave.

Este problema é comum em veículos que passam pela lavagem de motor com frequência, especialmente se o procedimento for realizado em locais que não são especializados nesse tipo de limpeza, que requer cuidados específicos.

O conserto é simples: a verificação no encaixe dos cabos e um teste básico com um multímetro podem indicar falhas na passagem da corrente elétrica. Problema encontrado, cabos trocados e a viagem pode seguir tranquilamente – e com mais economia de combustível também!

O conserto é simples: a verificação no encaixe dos cabos e um teste básico com um multímetro podem indicar falhas na passagem da corrente elétrica. Problema encontrado, cabos trocados e a viagem pode seguir tranquilamente – e com mais economia de combustível também!

4 – Nem velas, nem cabos e ainda assim o carro falhando: atente-se à bobina

Ainda na parte elétrica, um item que normalmente dá sinais no painel do carro é a bobina. Existem modelos que possuem de duas até quatro bobinas, dependendo da potência do motor. As bobinas também tem vida útil, que é muito menor em carros que têm o motor lavado constantemente.

Bobinas com defeito normalmente são identificadas com um scanner automotivo como o Engie. Quando ocorrem, também é importante ver se o sintoma ficou restrito à peça ou se afetou outros componentes. Por se tratar de um conversor de energia, as bobinas podem causar danos também nos cabos de vela, nas velas de ignição ou, em casos raros, no relé ou fusível que controla o sistema de injeção eletrônica.

Trocadas e novamente testadas, as bobinas novas devolverão a potência e o desempenho do seu veículo, sem a menor lembrança daquele carro engasgando.

5 – Carro de garagem pode ser uma roubada

Uma coisa é carro com quilometragem baixa, outra coisa é carro que vive encostado. Carro que roda pouco, mas constantemente, provavelmente não terá falhas no motor. Já os que ficam longos períodos parados podem sofrer uma série de problemas, um deles é o carro engasgando.

Os combustíveis parados no tanque e restando nas mangueiras podem causar borras que entopem o sistema, além de gases advindos da degradação do próprio combustível. A dica é a mesmo da causa 1: colocar um aditivo limpante a cada dois abastecimentos, com o carro sempre desligado. Depois é só rodar até toda essa sujeira ser removida pelo escapamento.

Lembre-se também:

– Carro foi feito para andar. É importante que ele seja ligado constantemente e que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, como descrito no manual do seu veículo.

– As peças mecânicas também precisam do movimento para se manterem nas suas melhores qualidades e evitar o carro falhando.

– Conheça o seu carro. Leia o manual, entre no site da montadora e tire suas dúvidas com um mecânico de confiança.

E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre carro engasgando? Lembre-se sempre de manter o carro em dia, principalmente antes de uma longa viagem. Manutenção em dia, boa viagem!

Fonte: https://engieapp.com/pt/carro-engasgando/