ALERTA: DESCUBRA QUANDO A BATERIA DO CARRO ESTÁ COM PROBLEMA…

ALERTA: DESCUBRA QUANDO A BATERIA DO CARRO ESTÁ COM PROBLEMA…

você está aqui:
< voltar

A bateria abastece todos os componentes elétricos de um carro. Atualmente, existem muitos acessórios que precisam de eletricidade, como os equipamentos de som, de ar-condicionado, os vidros elétricos, os sinalizadores do painel de bordo, entre outros. 

Mas a primeira função da bateria do carro continua sendo a mais importante: movimentar o pistão e gerar a faísca para a explosão dentro do cilindro, iniciando o motor e participando do seu funcionamento.

A bateria é recarregável, utilizando a energia do motor para manter a carga interna. É possível passar longos períodos sem se preocupar com recargas, porém não se deve esquecer dela. Uma bateria tem vida útil de cerca de dois anos, mas alguns fatores podem diminuir esse tempo. 

É preciso estar atento aos sinais ou corre-se o risco de só perceber tarde demais, quando o carro já não liga. Saiba como se prevenir de problemas com a bateria do carro logo abaixo:

QUAIS SÃO AS CAUSAS DOS PROBLEMA?

Uma bateria apresenta mal funcionamento quando não tem carga interna o bastante para alimentar o motor ou não consegue transmitir essa carga. São várias causas possíveis:

  • oxidação: pólos sujos com uma substância branca ou esverdeada que atrapalha a transmissão elétrica. Basta retirar os conectores e realizar a limpeza com lixa;
  • falta de água: baterias não seladas precisam de manutenção da água interna. Coloque somente água destilada, sem cloro;
  • validade: observe a data de garantia e procure trocar a bateria antes do vencimento;
  • perda de carga: se o carro ficar parado por algumas semanas, a carga pode se esgotar completamente. Recarregue a bateria e ela voltará a funcionar normalmente.

COMO VERIFICAR?

De uma forma geral, os carros não têm indicador de carga de bateria, o que dificulta o diagnóstico. A luz que aparece no painel representando a bateria diz respeito ao sistema de retroalimentação elétrica, e deve se apagar logo que o carro começa a funcionar.

Caso contrário, toda a carga da bateria será consumida e o motor não terá mais ignição, parando de girar. Embora seja importante observar esse alerta, ele não se acende quando a bateria está perdendo a capacidade de recarga.

Quando o carro está demorando demais para ligar, é sinal de que a bateria pode estar com a carga baixa. Se isso acontece sempre, ela não está recarregando plenamente.

Outro indício são os picos de energia: as luzes ficam mais fracas na hora da partida ou quando não há aceleração. Se estiver com suspeitas, faça um teste: ligue os faróis de frente para uma parede. Se a luz ficar mais forte quando você pisa no acelerador, é hora de trocar ou recarregar a bateria.

COMO RECARREGAR?

A bateria do carro pode sofrer uma descarga grande quando o carro fica muito tempo sem funcionar ou quando se deixa um eletrônico ativo sem ligar o motor. Verifique se o nível de eletrólitos e a voltagem estão dentro dos padrões de uso. Se estiverem em um nível satisfatório, vale a pena fazer a recarregar. Veja como:

  • desligue a bateria — primeiro o pólo negativo (-), depois o positivo (+);
  • leve-a para um lugar arejado, sem sol direto e em temperatura ambiente;
  • conecte os cabos do carregador e espere o tempo indicado nas especificações da bateria. Algumas horas devem ser necessárias;
  • recoloque a bateria no carro e refaça as conexões nos pólos. Ligue primeiro o pólo positivo, depois o negativo e verifique o funcionamento ligando o motor.

Caso a recarga não funcione ou os sinais de fraqueza voltem com rapidez, o ideal é realizar a troca. Na compra de uma bateria nova, fique atento às especificações do seu carro. Se houver dúvidas, um vendedor saberá auxiliar na escolha. 

O ideal é não deixar que a carga acabe completamente, evitando o transtorno de ficar a pé, dificultando a recarga e a troca. Dependendo da situação, até um guincho pode ser necessário. Esteja atento aos sinais e, se o carro não estiver sendo usado com frequência, ligue o motor ao menos uma vez a cada quinze dias, para evitar descargas.

Agora que você já sabe como cuidar da bateria do carro, não deixe de baixar o nosso guia gratuito de manutenção de carros para aprender muito mais sobre o seu veículo!