O que é o Laudo Veicular?

O que é o Laudo Veicular?

você está aqui:
< voltar

Após todo o procedimento descrito, será emitido o laudo veicular sobre o estado do automóvel. Ele comprova que todas as informações contidas no documento do veículo estão condizentes com o que foi registrado no Departamento Estadual de Trânsito, além de atestar o bom estado de conservação dos itens obrigatórios.

No laudo de vistoria de transferência constam todos os dados e pareceres da perícia realizada, bem como aprovação ou não do veículo. A aprovação indica que todos os itens inspecionados estão dentro do exigido e que o veículo está apto a ser transferido, vendido ou comprado. Caso contrário, o proprietário precisa resolver as pendências identificadas.

No caso do laudo cautelar, além das verificações anteriores, a empresa contratada vai avaliar se o veículo já se envolveu em acidentes e se já passou por processos de “perda total”, ao conferir vidros, chassis, trocas de peças e características que deveriam ser originais. Além disso, pesquisa se houve participação em leilões, restrição administrativa ou bloqueio judicial.

O laudo pode ser aprovado, aprovado com restrições ou reprovado. Na primeira situação, significa que o veículo atende aos parâmetros de qualidade. Com restrições indica que foram realizadas pequenas alterações, mas não estruturais, como no caso dos reprovados. Embora esse tipo de laudo não seja obrigatório, muitos proprietários o utilizam para atestar a procedência dos seus veículos.