Pneus

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Sapatos ruins machucam os pés? Pela mesma analogia, os pneus ruins causam problemas no veículo. Não acredite que o grande prejuízo é quando fura um pneu. Se você não cuidar dessa peça, o uso incorreto diário pode trazer perdas ainda maiores.

Os pneus são parte fundamental da aderência do veículo ao solo e têm a função de manter a estabilidade do carro. Se eles não estiverem em bom estado, podem ser os responsáveis por um grave acidente, por exemplo. Portanto, verifique o estado dos pneus e não prolongue seu uso para além de 60 mil quilômetros rodados. Se estiverem carecas, faça a substituição antes do previsto para garantir a segurança.

A partir desses setores de subdivisão do carro, outros componentes devem ser observados pelo motorista cotidianamente para evitar problemas no veículo. Depois de entender de uma forma geral, vamos mostrar agora tudo que você precisa saber sobre as peças e sistemas que compõem o seu veículo e como mantê-las sempre em perfeito estado de funcionamento. Preparado para a imersão neste conteúdo? Então, vamos lá!

Quais os problemas mais comuns e as soluções para eles?

1. Falha nos amortecedores

Quando você está dirigindo o seu veículo e sente trepidações no volante, barulhos ao passar por obstáculos e até mesmo a instabilidade nas retas e curvas, tudo isso indica problemas no sistema de suspensão do seu carro.

amortecedor é o responsável por absorver o impacto do peso do veículo em relação ao atrito com o solo. Por isso, quando esses sintomas aparecem, é preciso verificar rapidamente se os amortecedores estão desgastados ou quebrados e substituir as peças. Normalmente, sua vida útil não ultrapassa 10 mil quilômetros rodados, mas, dependendo do uso, pode durar muito menos.

Evite terrenos que sejam esburacados, reduza a velocidade ao passar por lombadas e obstáculos e, sobretudo, nunca freie o carro quando estiver passando por esses locais, pois isso causará problemas graves na sua direção e amortecedores.

2. Pneus desgastados ou danificados

Qualquer falha ou problemas nos pneus podem representar risco. Por isso, verifique se estão carecas ou com irregularidades em sua superfície — isso diminui a aderência com o solo.

Na parte interna, se o alinhamento e geometria não estiverem corretos, o desgaste é maior e pode ocasionar a ruptura da borracha. Calibre os pneus na pressão correta pelo menos a cada 15 dias. Quando estão murchos, desgastam com maior facilidade, causam o aumento do consumo de combustível, dificultam a direção e a estabilidade do veículo.

Lembre-se: a troca do pneu deve ocorrer em pares, dianteiros ou traseiros e a cada 60 mil quilômetros rodados. Não brinque com o perigo — pneu desgastado dificulta a frenagem e a estabilização do carro!

3. Falta de água no radiador

Isso ocorre quando o nível de água está baixo e, por isso, o radiador não consegue manter a temperatura do motor em uma média de 92°C. Quando a temperatura se eleva, é preciso que a água circule dentro do componente para resfriar o motor, senão pode fundir a peça e o prejuízo é enorme.

Para se prevenir, é preciso que o motorista verifique rotineiramente o nível de água no reservatório. Se apresentar um nível baixo em períodos curtos de tempo, é sinal de que algo está acontecendo. Tendo isso em vista, verifique se as mangueiras que ligam o reservatório ao motor estão estufadas ou com rachaduras. Isso pode ser sinal de vazamento.

Além do mais, fique sempre de olho no painel, pois, se o ponteiro que marca a temperatura se elevar até a parte vermelha, é preciso parar o carro imediatamente e acionar um guincho para ir até a oficina mais próxima.