Vistoria veicular: tudo o que você precisa saber

Vistoria veicular: tudo o que você precisa saber

você está aqui:
< voltar

Se você está pensando em vender ou comprar um veículo usado, então terá que apresentar um laudo de vistoria veicular.

A cada ano, o mercado de venda e compra de veículos usados vem crescendo absurdamente. Com ele, a procura por vistorias também cresceu.

O que mais faz essa procura aumentar é a emissão do laudo da vistoria, documento importantíssimo e obrigatório.

O Detran exige a apresentação desse laudo para que a alteração do nome do proprietário aconteça no documento. No processo de emissão desse laudo, alguns atestados de originalidade são feitos pelo Detran, principalmente no que diz respeito às peças que compõem o veículo.

Essa é uma das formas que as autoridades de trânsito encontraram para diminuir os casos de roubos e furtos de veículos. Uma transferência de veículos acontece apenas se as peças forem comprovadamente originais.

Entender o que a vistoria veicular faz com o seu veículo e, principalmente, por que ela é necessária, é meio caminho andado para estar dentro das exigências das leis de trânsito.

Confira, em seguida, mais informações sobre o assunto.

Entenda o que é a vistoria veicular

A vistoria veicular nada mais é do que a avaliação que os órgãos competentes fazem no veículo usado que será vendido ou comprado.

O principal objetivo dessa vistoria é avaliar de maneira eficaz todas as peças que compõem esse veículo. Por exemplo, se existirem peças duvidosas como as clonadas ou algum item fora das legislações vigentes, haverá problemas.

O novo proprietário do veículo é quem deverá fazer a solicitação da vistoria do mesmo. Essa vistoria é feita nas empresas devidamente credenciadas. No site de alguns Detrans, por exemplo, é possível encontrar as listas dessas empresas.

O que fazer depois do agendamento?

Depois que você achou uma dessas empresas e fez o seu agendamento para a vistoria, é necessário apresentar alguns documentos obrigatórios. São eles:

  • CRV ou Certificado de Registro de Veículos;
  • CRLV ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos;
  • RG e CPF do solicitante.

Quem deve fazer essa vistoria?

Existem algumas situações em que a vistoria se torna uma obrigatoriedade. Isso acontece principalmente nos casos de compra e venda de um veículo.

Além dessa questão de compra e venda, essa vistoria é necessária também em casos de regularização da documentação do veículo ou quando o proprietário tiver alguma alteração em suas informações pessoais.

Ter o veículo apreendido simplesmente por não obedecer a alguma lei de trânsito é totalmente desnecessário. Assim, que tal andar de acordo com a lei e poder trafegar tranquilamente por aí?

Para emissão do laudo, quais tipos de itens são avaliados?

A vistoria veicular é feita de uma maneira para que seja atestado que aquele veículo está em estado adequado para comercialização.

Alguns itens são avaliados para que o laudo seja emitido sem problemas. Esses itens são listados em seguida:

  • Motor;
  • Chassi;
  • Documentações;
  • Identificação de todos os vidros;
  • Lacre das placas;
  • Hodômetro;
  • Triângulo;
  • Macaco;
  • Estepe;
  • Chave de roda;
  • Pneus;
  • Jato de água para limpar o para brisa.

É obrigatório fazer essa vistoria?

Quando um condutor desrespeita as obrigatoriedades do Código de Trânsito Brasileiro, ele se torna passível de penalidades. Essas infrações devem ser notificadas ao condutor que, imediatamente, deverá tomar as devidas providências.

A vistoria veicular tem como principal objetivo verificar se o veículo contém irregularidades.

O motorista que descumprir a obrigatoriedade de fazer essa vistoria poderá, perante a lei, pagar a multa devida. A infração é considerada gravíssima para quem não fizer essa vistoria.

Quais são os tipos de vistoria veicular?

Para cada necessidade haverá uma vistoria veicular distinta e com finalidade específica. Por isso, em cada avaliação, novos procedimentos serão reunidos.

Em seguida listamos algumas vistorias para você conhecer. Acompanhe.

Vistoria veicular com a finalidade de transferência de veículo

Este tipo de vistoria é feito para constatar as condições em que esse veículo se encontra. Nessa pesquisa sobre o veículo, são verificadas informações importantes para saber se houve alterações no chassi e outras adulterações.

Para fazer esse tipo de vistoria, o proprietário deverá levar o veículo até o Detran ou nas empresas credenciadas legalmente.

Este tipo de vistoria veicular é feito nos seguintes casos:

  • Carro oriundo de busca e apreensão;
  • Possíveis alterações na estrutura física do veículo;
  • Compra financiada do veículo;
  • Automóveis com ocorrência de sinistro;
  • Transferência de cidade.

Laudo veicular

Esse tipo de laudo serve para garantir que o veículo está em condições tanto técnicas quanto gerais e que poderá ser vendido ou comprado.

Esse laudo é feito no Detran ou por empresas que são autorizadas pelo órgão.

Laudo para vistoria

Esse laudo atesta que o veículo está em condições normais, ou seja, o número do chassi e o número do motor não foram alterados.

Para esses laudos, apenas o Detran é autorizado.

Vistoria do tipo em trânsito

Nessa vistoria, o proprietário deverá recolher a Guia de Arrecadação Estadual, a famosa GARE, e depois levar o veículo até o Detran.

Esse tipo de vistoria é utilizado em casos onde o veículo está em outro estado.

Quais são as diferenças entre a vistoria veicular e a inspeção veicular?

Vistoria veicular

Nesse tipo de procedimento, os itens mais importantes do carro, bem como a sua conservação, são avaliados. Por exemplo: itens como a numeração dos vidros, identificação, eixos, câmbio e motor. Ou seja, todas as situações que comprovam a originalidade desse veículo.

Inspeção veicular

Na inspeção veicular, um profissional faz a avaliação e capacita esse veículo como regular. É feita a análise de diferentes equipamentos que são obrigatórios em um veículo.

Além dos itens internos, os externos também são avaliados e considerados para atestar que o veículo está em condições.

Esta inspeção é obrigatória nos casos de transferência e regularização de um automóvel. O mesmo acontece para licenciamentos de veículos com mais de 5 anos de fabricação.

Quem regulamenta essas inspeções são a ABNT, o Contran e o Conama.

O profissional, para fazer a sua avaliação, poderá manusear todos os equipamentos que achar necessário. Máquinas também poderão ser utilizadas para a realização de diferentes testes.