Problemas elétricos

Problemas elétricos

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Você já ouviu falar em pane elétrica? São componentes do sistema que estão apresentando falhas e impedem que o veículo funcione corretamente e, em alguns casos, pare por completo. Para ajudar você a entender, separamos alguns dos problemas mais comuns.

Bateria

Se o motor é o coração do carro, a bateria é o músculo responsável pela energia. Em razão disso, a descarga desse componente pode causar a pane elétrica e fazer o veículo parar de funcionar. Isso acontece não somente pelo desgaste da vida útil, mas ao esquecer luzes e acessórios ligados consumindo energia, e pela falha de conexão dos cabos nos polos.

Se a bateria do seu carro “arriou”, mas ainda está segurando carga, é preciso de outra bateria para produzir a eletricidade necessária para ligar o alternador do seu veículo e, assim, conseguir fazer a recarga da sua bateria. Mas, se o componente não é capaz de segurar energia, é preciso fazer a troca imediata para recuperar o funcionamento do veículo.

Fusíveis

Qualquer sobrecarga elétrica pode danificar o fusível do seu carro, evitando que os componentes sejam atingidos. Por isso, se o farol não acende, as luzes de freio não são acionadas ou os piscas não funcionam, é preciso fazer a troca desse pequeno item.

Velas de Ignição

As velas e os cabos da Ignição compõem o sistema elétrico e são responsáveis pela faísca que vai promover a partida do motor. Se as velas e cabos estiveram sujos, mal encaixadas ou até mesmo queimados, o carro não vai ligar.

Por que prevenir é melhor do que remediar?

Escutamos essa frase desde a infância, não é mesmo? Nossos pais dizem isso quando precisamos tomar cuidado com o que estamos fazendo. E, quando o assunto é carro, esse ditado precisa ser cumprido à risca.

Não espere que o seu veículo esteja com vários problemas para, então, achar a melhor solução: vender um carro usado! Isso só fará você perder dinheiro e não contribui para que entenda como evitar os mesmos prejuízos para o seu próximo automóvel.

Os veículos novos saem de fábrica com as revisões programadas para os seus 3 primeiros anos de vida útil. Depois disso, cabe ao proprietário fazer a manutenção preventiva ao menos a cada 6 meses e quando surgirem possíveis falhas ao longo desse período. Um carro que passa por constante revisão tende a apresentar menos problemas.

Por isso, se você for optar pela compra de um carro usado, antes da transferência do veículo, faça um bom check-up e procure a opinião de profissionais de confiança. Depois que você está com o carro na garagem, você precisará resolver qualquer problema que surgir para poder circular com o veículo. Então, a dica é ficar sempre de olho no veículo, como ficamos com o nosso corpo. As peças precisam funcionar e, assim, tudo fluirá de forma tranquila durante a utilização.